Sempre em busca de novos nichos no mercado publicitário, a GB convida a sua agencia para conhecer um pouco do nosso trabalho na área de áudio, em especial os jingles...Quando o assunto for jingle, a GB é a agencia das agencias!
A elaboração de uma música de acordo com o perfil do público-alvo, adequada ao veículo de comunicação e somada a uma boa "letra" dará animação e movimento ao produto ou serviço do anunciante, melhorando assim a assimilação da mensagem transmitida.
A música facilita a fixação de idéias.
Uma melodia bem trabalhada é capaz de otimizar a principal mensagem, como slogan ou o próprio nome da empresa.
O jingle é capaz de dar personalidade ao produto. Cria uma ligação afetiva entre o ouvinte e o produto ou marca.
Abaixo alguns cases de sucesso criados pela GB...
Job - Paraibana
Atendendo a SAN3, uma agência parceira da GB Comunicação, a peça foi concebida a partir de briefing detalhado (coisa rara de ver)...que foi fornecido pela SAN3 o que contribuiu muito para o produto final criado pela GB no estúdio DVA.
O cliente final (Sapatarias Paraibana) gostou tanto que adotou como jingle institucional, foi veiculado na TV e no rádio, depois foi feito uma versão com instrumentos natalinos para as festas de fim de ano e é usado na maioria das campanhas feitas pela SAN3 para as Sapatarias Paraibanas até os dias atuais.
Job – Eletron
Atendendo outra parceira, a DZ9. Duas peças para campanhas distintas. Campanha para a copa do mundo, em co-produção com o FJ Records, e campanha comemorativa de 12 anos do cliente, em co-produção com a Di Produções (Atual: Trilha 8 Produções).
O jingle da copa ultrapassou seus objetivos, tanto que o cliente repetiu a dose ao comemorar 12 anos... A assinatura que criamos para o cliente (tipo uma voz metálica, de um robozinho dizendo ELETROOONNN!!)...Contagiou de cara o cliente e seus funcionários, em especial as mulheres...Já pensou se o Brasil tivesse ganho essa copa, seria um golaço nas vendas do cliente!
Job – Mega Story
Também pela DZ9, esse jingle foi feito a partir de um briefing oral com o dono da agencia que solicitou certa urgência para aprovação da letra.... E na cabeça do criativo da GB só vinha o tema de abertura do desenho animado “Thunder Cats”... Tem horas que devemos respeitar esses insight’s que a primeira vista consideramos bobagem!!...Depois que o jingle veiculou usamos como exemplo de criatividade em palestra para alunos de publicidade e propaganda.
Jingles Políticos:
Sendo uma peça publicitária de importante utilização, o Jingle Político está presente em diversas campanhas eleitorais na história política brasileira. Sua melodia contagiante embalou e ainda embala manifestações a favor de candidatos que se apresentam como a escolha ideal para a resolução dos problemas e necessidades do povo. Seu impacto está além da simples persuasão do voto.
Melodias construídas com precisão agem de forma sinestésica no ouvinte resultando em uma resposta emocional à música apresentada.
Através das três organizações constituídas pelo ritmo, altura e harmonia, ‘sentimentos’ são transmitidos para o público que as responde com exaltação emocional e fidelidade.... Ouça os exemplos... Se estiver só pode até dançar, ninguém vai ver!